Feedback é algo que todos nós precisamos para crescer e melhorar nosso desempenho. Ainda assim, muitas vezes soamos como se feedback fosse uma palavra de quatro letras desagradável.
No entanto, não pode ser ignorado que o feedback tem um papel importantíssimo na construção da confiança entre pessoas e empresas. Por isso, é essencial descobrir o que funciona e o que não funciona para obter resultados mais positivos com feedback.
Para saber como aplicar feedback corretamente, vamos usar a história de Alice como exemplo. Quando Alice começou a trabalhar em sua nova função, ela estava totalmente perdida. Ela foi treinada por um líder experiente chamado Bob. Ele passou os primeiros dias ensinando-lhe as bases do trabalho e ajudando-a a se familiarizar com as tarefas diárias.
Bob foi incrivelmente gentil e paciente durante toda a fase inicial do treinamento de Alice – ele forneceu feedback valioso sobre todas as tarefas que ela estava realizando e incentivou-a sempre que possível. Isso fez com que Alice sentisse que estava sendo realmente apoiada pelo seu líder e ela foi capaz de absorver os conhecimentos necessários em menos tempo do que o esperado.
5. Como usar feedback para melhorar os resultados
Por que é importante fornecer feedback?
É importante fornecer feedback para manter a linha de comunicação aberta entre você e sua equipe. O feedback é uma parte essencial da administração de qualquer negócio, pois ajuda a esclarecer as expectativas e a medir o desempenho. Também pode servir como um instrumento para motivar, ensinar e encorajar seus funcionários. Um bom feedback pode até mesmo ajudar a melhorar o relacionamento entre você e seus colaboradores.
Uma pesquisa realizada em 2017 pelo American Management Association descobriu que o feedback é o fator mais importante na motivação dos funcionários. Além disso, 87% dos funcionários disseram que o feedback positivo os motivava a trabalhar mais duro. No entanto, apenas 36% disseram que recebiam Feedback suficiente de seus chefes. É claro que é importante fornecer feedback regular para melhorar os resultados da sua equipe.
Como pode construir um feedback eficaz?
O feedback eficaz começa com um olhar honesto para si mesmo. Você precisa estar preparado para escutar com atenção e retransmitir suas ideias com clareza. Seja gentil com o seu funcionário, mas também seja sincero. Não há nada errado em destacar pontos de aperfeiçoamento, desde que você faça isso de maneira construtiva. A chave aqui é encontrar um equilíbrio entre ser firme e amigável.
Outra coisa que você pode fazer para construir um feedback eficaz é dar exemplos específicos do comportamento do seu funcionário, dando-lhe direções claras sobre o que mudar e por quê. Isso tornará mais fácil para ele compreender exatamente o que você está tentando dizer, permitindo que ele faça as alterações necessárias para obter resultados melhores.
Quais são alguns erros comuns a evitar no feedback?
Os erros mais comuns cometidos quando se trata de fornecer feedback incluem ser grosseiro ou crítico demais, fornecer feedback inadequado ou incompleto e não oferecer sugestões de solução quando necessário. Se você quiser obter resultados consistentemente bons, terá de evitar esses erros comuns de qualquer maneira possível.
Além disso, nunca critique publicamente um funcionário. Criticar publicamente pode criar uma luta desnecessária entre você e seus funcionários, o que pode ter um efeito negativo na moral da equipe. Em vez disso, procure ter conversas individuais para oferecer feedback sobre o trabalho dos funcionários. Isso não só reduzirá o estresse em potencial, mas também poderá ajudar os funcionários a sentirem-se mais confiantes em relação à sua própria capacidade de lidarem com os problemas.
Qual é o seu papel no processo de oferta de feedback?
O seu papel no processo de oferta de feedback é extremamente importante. Você precisa ter certeza de que está fornecendo feedback honesto e aberto às pessoas certas no momento certo, bem como garantir que esteja sendo oferecido de forma clara, objetiva e construtiva. Se você não souber exatamente o que dizer ou estiver confuso sobre o que os seus funcionários precisam para melhorar, talvez seja melhor consultar outras pessoas antes de dar instruções específicas.
Além disso, não esqueça de incentivar os bons resultados também! Lembre-se sempre de parabenizar os membros da sua equipe quando alcançarem bons resultados – isso pode ajudar a motivá-los a trabalhar cada vez melhor!
Como usar feedback para melhorar os resultados
O uso correto do feedback é uma parte fundamental do sucesso profissional. Ele permite que você avalie continuamente as habilidades dos funcionários, bem como identifique áreas onde precisam melhorar. Ao estabelecer as expectativas corretas desde o início, você garantirá resultados consistentemente bons na equipe – algo muito importante para qualquer empresa bem-sucedida!
Além disso, lembre-se sempre de oferecer feedback frequentemente – isso vai mostrar à sua equipe que realmente você se importa com seu desempenho e lhes dará motivação extra para trabalhar cada vez melhor! Então, mantenha as linhas de comunicação abertas entre você e sua equipe e use o feedback da maneira correta – isso certamente vai trazer ótimos resultados!
Como especialistas analisam o tema: como deve ser o feedback
O feedback é uma forma de comunicação entre duas partes, onde um indivíduo recebe informações sobre seu desempenho, comportamento ou atitude. Estudos científicos, como por exemplo, a obra “Feedback e Desempenho na Prática” de Robinson, Perryman e Hayday (2004), constatam que o feedback bem dado pode aumentar significativamente o desempenho do receptor.
Para que o feedback seja realmente eficaz, é importante que sejam observadas algumas diretrizes básicas. Primeiramente, é necessário que ele seja objetivo e claro. Deve-se evitar julgamentos subjetivos e generalizações. Além disso, é importante que ele seja construído em conjunto, para que o receptor possa ter consciência do próprio desempenho e assumir responsabilidade pelas suas ações.
Outro fator importante para a qualidade do feedback é a frequência com que ele é dado. A obra “Liderança: Teoria, Processo e Prática” de Northouse (2015) afirma que quanto mais frequente for o feedback, maior será a motivação do receptor. Por isso, é recomendado que ele seja dado periodicamente durante todo o processo da tarefa.
Por fim, o feedback também deve ser acompanhado de estratégias de melhoria. De acordo com a obra “Gerenciando Equipes” de Weihrich & Cannice (2005), quando os gestores apontam os erros cometidos junto às soluções para corrigi-los, os colaboradores sentem-se mais motivados para melhorar suas habilidades.
Em suma, especialistas concordam que um bom feedback precisa ser objetivo e claro; construído em conjunto; dado periodicamente; e acompanhado de estratégias para melhorar desempenho.
Referências Bibliográficas:
Robinson D., Perryman S., Hayday S. (2004). Feedback and Performance in Practice: A Review and Research Agenda. Human Resource Management Journal.
Northouse P.G.(2015). Liderança: Teoria, Processos e Prática. 6ª edição.
Weihrich H., Cannice M.(2005). Gerenciando Equipes: Um Guia Para Melhorar O Desempenho Da Equipe De Trabalho.
Dúvidas dos Leitores:
1. Por que é importante ter um feedback para melhores resultados?
É muito importante ter um feedback para melhores resultados já que ele permite que você obtenha informações sobre o que está funcionando e o que não está, bem como sobre o que precisa ser ajustado e o que deve ser mantido. O feedback também permitirá que você veja as áreas em que precisa se concentrar para obter os resultados desejados.
2. Quais são algumas maneiras eficazes de buscar feedback?
Uma das maneiras mais eficazes de buscar feedback é pedir opiniões diretamente aos seus clientes. Pergunte-lhes como eles gostariam que uma determinada tarefa fosse executada, qual foi sua experiência com seu produto/serviço, etc. Você também pode usar ferramentas on-line, como pesquisas e questionários, para obter informações sobre os pontos fortes e fracos de sua empresa.
3. Como posso usar o feedback para melhorar meus processos?
Você pode usar o feedback para identificar quais processos precisam ser aprimorados e como isso pode ser feito. Por exemplo, se os clientes estiverem insatisfeitos com o tempo de entrega dos produtos, você pode rever seu processo de entrega e buscar novas formas de acelerar esse processo. Outra possibilidade é trabalhar nos pontos fracos do serviço para melhorar a satisfação dos clientes.
4. Quais são algumas boas práticas para lidar com o feedback negativo?
Uma das melhores práticas para lidar com o feedback negativo é compreender porque o cliente está insatisfeito e tentar resolver esse problema da melhor forma possível. Ao mesmo tempo, tente manter uma atitude positiva durante todo o processo de comunicação. Seja transparente, mostre compreensão e peça perdão pelos erros cometidos, se necessário.
Curiosidades:
1. Se você quiser dar um feedback a um colega, pense em contar uma história engraçada. Uma vez, eu estava trabalhando num projeto com um amigo meu e tudo que ele fez para evitar erros foi usar fitas adesivas coloridas para rotular os itens! Foi tão engraçado que não conseguimos evitar gargalhar. Mas ao mesmo tempo, ele conseguiu fazer o seu trabalho direitinho e isso nos ensinou a ter criatividade na hora de organizar as coisas.
2. Outra vez, eu estava trabalhando em uma reunião com outros membros da equipe quando alguém sugeriu uma ideia totalmente maluca. Para dar feedback a essa ideia, eu comecei contando uma piada sobre como é difícil reinventar a roda: “Um homem vai até um inventor dizendo que precisa inventar algo novo e o inventor responde ‘Você quer inventar a roda novamente? Isso já foi inventado!'”. A piada fez todos rirem, entenderam que a ideia não era boa e conseguimos seguir em frente com outras ideias melhores.
Elemento | Como deve ser o feedback |
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Eficácia | O feedback deve ser objetivo, claro e preciso, destacando as áreas em que a pessoa está bem e as áreas que precisam ser melhoradas. |
Empatia | O feedback deve ser construtivo e não crítico, enfatizando o que foi feito de forma positiva e oferecendo sugestões para melhorar. |
Respeito | O feedback deve ser dado com gentileza e respeito, enfatizando o que foi feito de forma positiva e oferecendo sugestões para melhorar. |
Honestidade | O feedback deve ser honesto e direto, destacando o que foi feito de forma positiva e oferecendo sugestões para melhorar. |