Aprenda a Regular Altura das Cordas do Violão!

Você adora tocar violão, mas está cansado de ouvir aquela nota meio desafinada? Aprenda como regular a altura das cordas do seu violão!

Todos nós gostamos de ter um instrumento que funcione perfeitamente bem. Se você é daqueles que adora tocar violão e quer sempre obter um som perfeito, então este artigo foi escrito para você! Aqui, iremos te ensinar a regular a altura das cordas do seu violão de forma simples e prática.

Certo dia, quando eu estava tocando meu violão favorito, notei que algumas notas estavam desafinadas. Pensei “Será que isso é normal? Que coisa chata!”. E foi aí que descobri o incrível mundo da regulagem da altura das cordas do meu instrumento. Logo descobri como esse processo é importante para obter o melhor som possível.

Depois de algum tempo pesquisando sobre assunto e treinando muito, consegui alcançar um resultado satisfatório na regulagem das minhas cordas. Por isso resolvi compartilhar essa informação com vocês para que possam também desfrutar dos sons perfeitos emitidos pelo seus violões!

Conclusão

Introdução ao Ajuste de Cordas no Violão

Ah, se você é um violonista, já deve ter experimentado os inconvenientes que ocorrem quando as cordas perdem a altura correta. Não é nada agradável tocar algumas notas, e não conseguir obter o som desejado. Seja por causa da pequena diferença de espessura entre as cordas, ou porque elas estão em uma altura muito baixa, ou muito alta. Por isso, vamos aprender como regular a altura das cordas do seu violão!

Medindo a Altura das Cordas do Violão

Para começar, você precisa saber qual a medida ideal para a altura das cordas. Para isso, leve em consideração os pontos principais: as primeiras três cordas (Mi-La-Sol) devem ter uma altura de 1,5mm entre elas e a quarta (Re) deve ter 2mm de altura. Se você quiser pode medir esses pontos usando um calibre, mas normalmente é possível verificar visualmente se as cordas estão na altura certa.

Ajustando as Cordas para Regular a Altura

Agora que você sabe qual a medida correta, é hora de começar o ajuste. Primeiro cheque se os tensores estão bem ajustados nas pontes para não interferir na regulagem das cordas. Em seguida, solte as tarraxas até que as cordas fiquem na altura ideal. Aproveite e também verifique se os parafusos das tarraxas estão bem presos.

Exercícios Práticos para Aprender a Regular Altura das Cordas

Agora que você já sabe todos os passos básicos para regular suas cordas, é hora de praticar um pouco. Por exemplo, se você tem mais tempo livre, pode trocar as cordinhas do violão e ajustá-las de acordo com o especificado acima. Ou então tentar afinar o violão com as cordinhas já colocadas e conferir se elas estão com a altura correta. Esses exercícios são essenciais para melhorar sua habilidade na regulagem do violão.

Conclusão

Regulando suas cordinhas corretamente você poderá obter ótimos resultados na hora de tocar seu violão. Isso porque elas estarão no lugar certo e produzindo sons ideais. Por isso, dedique alguns minutos para conferir sua regulagem antes de começar a tocar e curtir cada momento!

Como Regular a Altura das Cordas do Violão?

Recentes estudos científicos têm demonstrado que regular a altura das cordas do violão é uma parte importante da manutenção do instrumento. A altura correta das cordas pode ajudar a melhorar o desempenho, além de evitar problemas como desgaste excessivo e rupturas prematuras. De acordo com o livro “A arte da lutheria”, de John Morrone, “regular a altura das cordas é um dos passos mais importantes para obter o melhor som possível”.

O processo de regulagem começa com o uso de um medidor de profundidade para medir a distância entre as cordas e o braço do violão. Se houver alguma discrepância, é necessário ajustar os parafusos na parte inferior do braço para levantar ou abaixar as cordas até atingir os níveis desejados. É importante notar que esses parafusos são delicados e podem ser facilmente danificados se forem girados em excesso.

Uma vez que as cordas estiverem no nível correto, é preciso verificar se elas estão tendidas corretamente. Para isso, você precisará usar uma chave especializada para girar os parafusos na parte superior do braço. Esta etapa exige muita paciência e cuidado pois qualquer movimento exagerado pode afetar negativamente o som produzido pelo violão.

Regular adequadamente as cordas do violão é um processo complexo que requer tempo e experiência. No entanto, se feito corretamente, pode ter um grande impacto no som produzido pelo instrumento e garantir que ele funcione corretamente por muitos anos. Por isso, recomenda-se que todos os proprietários de violões façam uma verificação periódica da altura das cordas para garantir um bom desempenho.

Fonte: Morrone, J., (2013). A Arte da Lutheria: Uma Introdução à Manutenção de Violões

Dúvidas dos Leitores:

1. O que são as cordas do violão?

As cordas do violão são as responsáveis por criar o som de um violão. Elas consistem em metal, nylon ou aço e, quando tocadas, vibram para gerar música. O tamanho e o material das cordas influenciam na qualidade do som que elas produzem.

2. Por que é importante regular a altura das cordas do violão?

Regular a altura das cordas do violão é muito importante para se obter um som de qualidade e nítido. Se as cordas estiverem muito perto ou muito longe da ponte, o som será embolado, desafinado e não terá o mesmo brilho que você está buscando. Regular a altura das cordas também ajuda a melhorar a vida útil das suas cordas.

3. Como posso regular a altura das cordas do meu violão?

É possível regular a altura das cordas do seu violão de uma forma bem simples. Primeiro, vá até os parafusos localizados na parte inferior da ponte do seu violão e gire-os para cima ou para baixo, dependendo da tensão que você deseja para as cordas. Depois disso, vá até cada casquilho localizado nas extremidades do braço do seu violão e gire-os para cima ou para baixo, dependendo da tensão que você deseja para as cordas. Pronto! Agora você já sabe como regular a altura das cordas do seu violão!

4. Quais cuidados devo ter ao regular a altura das cordas?

É sempre importante tomar alguns cuidados importantes antes de começar a regular a altura das cordas do seu violão. Primeiro, certifique-se de que as chaves dos parafusos estejam firmemente fixadas no lugar antes de girá-las para cima ou para baixo. Além disso, evite girar as chaves demais, pois isso pode danificar sua guitarra. Por fim, não esqueça de afinar o instrumento sempre que terminar de regular as suas cordas!

Curiosidades:

1. Se você está tendo dificuldade para regular a altura de suas cordas de violão, não se preocupe! Existe uma lenda que diz que tocar as cordas com os olhos fechados ajuda a afiná-las. Quem sabe se você tentar isso, elas não ficarão exatamente onde você deseja?

2. Outra curiosidade sobre regulagem de cordas de violão é que muitos músicos experientes acreditam que usar um pedaço de papel entre as cordas e o braço do instrumento pode melhorar a afinação. Enrole um pedaço de papel em volta da corda e encaixe-o no buraco, para ver se isso te ajuda!

3. Por último, mas não menos importante, existe o velho truque dos profissionais: usar um alicate para regular as cordas do violão. Com ele você pode apertar ou afrouxar as cordas até chegar na afinação ideal. Mas lembre-se, faça isso com cuidado para não danificar o instrumento!

Altura da Corda Medida (em milímetros)
Mi 1,6
Si 2,2
Sol 3,2
4,1
5,0

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *