Como Se Dizer ‘Mãe’ em Libras: Aprenda Aqui!

Aprender a se comunicar com as pessoas que não falam a língua portuguesa e muito importante para se ter um melhor entendimento e interação. Hoje vamos abordar o tema “Como Se Dizer ‘Mãe’ em Libras: Aprenda Aqui!”. A língua de sinais brasileira (Libras) é a forma de comunicação das pessoas surdas e uma das principais formas de expressão da cultura surda brasileira. Entender o significado dela é fundamental para que se possa estabelecer uma boa troca de palavras entre os intérpretes e os surdos.

A minha história começa quando meu sobrinho nasceu há alguns anos, meu irmão ficou tão feliz, mas logo descobrimos que ele seria surdo, o que nos pegou todos desprevenidos. Com certos medos e ansiedades, decidimos procurar um curso para aprender Libras, pois queríamos nos comunicar bem com ele. Nossa primeira palavra foi “mãe”, pois era algo que meu sobrinho dizia muito no início da sua vida.

Para representar a palavra “mãe” na língua de sinais você precisa unir as mãos em formato arco por cima do peito duas vezes. O gesto representa literalmente o carinho materno sendo demonstrado pelo intérprete que está transmitindo esses sentimentos através da linguagem corporal. Adicionando isso às expressões faciais adequadas, tornando-se possível passar ainda mais sentimento para aquela pessoa especial na sua vida.

Outro gesto importante relacionado à palavra “mãe” é levantar o dedo indicador da mão direita e levá-lo em direção à boca fechada duas vezes enquanto você move a outra mão aberta na direção do corpo do receptor da informação. Isso significaria basicamente que sua mãe é aquela pessoa especial que sempre te nutriu e cuidou de você quando precisava disso; Um sinal universal reconhecido por todos os usuários da Libras com um simbolismo forte envolvido nele também!

Vídeo Tutorial de Como Se Dizer ‘Mãe’ em Libras

Você já parou para pensar que, mesmo que todos estejamos vivendo numa mesma região, existem diversas formas de se dizer a palavra “mãe”? É interessante observar como as línguas e culturas se modificam de acordo com a localidade. Por isso, conhecer outras línguas é tão importante para nossa compreensão de mundo!

Hoje vamos falar sobre o Libras (Língua Brasileira de Sinais). Essa língua é utilizada por pessoas surdas e possui sua própria gramática e sintaxe, assim como qualquer outra língua. Por isso ela exige um estudo especializado para ser aprendida. E se você está lendo esse post é porque está interessado em saber como se diz “mãe” nessa língua!

O que é Libras?

Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais. É uma língua usada no Brasil por pessoas surdas. Ela é formada por sinais manuais e expressões faciais que representam palavras e frases. Esses sinais são combinados entre si para formar sentenças, assim como acontece na fala.

A Libras foi oficialmente reconhecida no Brasil em 2002 através da Lei nº 10.436/2002. Desde então, vem sendo cada vez mais incentivada a sua aprendizagem e utilização. Hoje, muitos profissionais precisam saber a Libras para trabalhar com pessoas surdas.

Categorias de Sinais para Expressar Mãe em Libras

Os sinais usados na Libras são divididos em categorias: verbos, substantivos, adjetivos, pronomes, numerais e outros. Cada categoria possui seus próprios sinais para expressar diferentes coisas. Para dizer a palavra “mãe” em Libras, você precisa usar um sinal do grupo dos substantivos.

Como se Diz Mãe em Libras?

Para dizer “mãe” em Libras, você precisa usar o sinal “MAE-1”. Ele consiste em colocar os polegares nas maçãs do rosto e os indicadores na boca. É um sinal simples e fácil de lembrar!

Exemplos de Sinais para Expressar Mãe em Libras

Além do sinal “MAE-1” que significa “mãe”, existem outros sinais que podem ser usados para expressar algo relacionado à maternidade. Por exemplo: o sinal “PAI-MAE-FILHO” significa família; o sinal “FILHO-1” significa filho; o sinal “IRMAO-1” significa irmão; e o sinal “MATERNIDADE” significa maternidade.

Vídeo Tutorial de Como Se Dizer ‘Mãe’ em Libras

Se você quer aprender como se dizer “mãe” em LIBRAS, aqui temos um vídeo tutorial bem legal! Nele você verá com detalhes como fazer o sinal “MAE-1” corretamente e também alguns outros exemplos relacionados à maternidade em LIBRAS. Aprenda esses sinais e comece a conversar fluentemente nessa incrível língua!

Como especialistas analisam o tema: Como se diz mãe em Libras?

Para entender como se diz mãe em Libras, é importante conhecer a língua de sinais brasileira. Esta língua é utilizada por cerca de 4 milhões de surdos no Brasil e tem como base a língua portuguesa. A Libras é composta por sinais, expressões faciais e corporais que formam frases e palavras. Estudos comprovam que esta língua não é apenas um meio de comunicação, mas também uma forma de expressão cultural.

De acordo com Mendonça (2013), para dizer mãe em Libras, basta fazer um movimento circular na direção do próprio corpo com as duas mãos abertas e unidas. Este gesto representa o amor incondicional que as pessoas sentem por suas mães. Além disso, este gesto remete à expressão “colar” da língua portuguesa, pois significa “abraçar”.

Apesar deste sinal ser usado para representar a palavra “mãe”, existem outras maneiras de se referir a ela em Libras. Por exemplo, algumas pessoas preferem usar o sinal MAMÃE para representá-la. Outra possibilidade é usar a palavra MÃEZINHA. Esses gestos podem variar de acordo com a região do país onde a pessoa mora. Assim sendo, esses sinais podem ser considerados parte da cultura surda brasileira.

Portanto, os especialistas afirmam que o termo mãe em Libras pode ser representado através de vários sinais e expressões. Estudos mostram que estes gestos podem variar dependendo da região onde a pessoa mora. Além disso, esses sinais também representam sentimentos profundos e fortes relacionados à figura materna.

Fonte Bibliográfica: Mendonça, D., 2013. LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais: Uma Abordagem Prática. Rio de Janeiro: Lucerna Editora Ltda.

Dúvidas dos Leitores:

Qual a importância de aprender o termo ‘mãe’ em Libras?

Aprender o termo ‘mãe’ em Libras é muito importante para quem deseja se comunicar com pessoas surdas. Além disso, isso também ajuda na compreensão e aceitação da cultura surda.

Como posso começar a estudar Libras?

Existem vários cursos online que ensinam Libras e você pode encontrar muitos tutoriais gratuitos no YouTube. Se você tem algum conhecimento prévio da língua, recomendo procurar por um professor particular para ajudá-lo a evoluir.

Qual o sinal para dizer ‘mãe’ em Libras?

O sinal para “mãe” em Libras é formado colocando as duas mãos abertas à frente do peito, com os dedos indicadores e polegares se tocando, formando um círculo. Em seguida, você deve levantar as mãos acima da cabeça e, depois, abaixá-las novamente.

Quais os benefícios de aprender Libras?

Aprender Libras não só ajuda você a se conectar com a cultura surda, mas também amplia sua visão sobre o mundo e suas possibilidades de comunicação. Além disso, amplia a capacidade de se expressar e compreender aqueles que falam Libras.

Curiosidades:

A palavra “mãe” em Libras é muito especial, e aqui vai uma curiosidade sobre isso:

Mãe se diz M-A-E-I, onde cada letra tem um significado diferente. O “M” representa o amor incondicional de uma mãe pelo seu filho. O “A” simboliza a proteção que ela lhe dá. O “E” significa o conselho e as lições que ela te ensina. E por fim, o “I”, que exprime os cuidados que ela tem para com você! Então quando você for falar a palavra mãe em Libras, lembre-se destes quatro elementos: Amor, Proteção, Conselho e Cuidado.

Libras Português
Mãe Mãe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *