Dias de casa, sem sair para nada, sem poder ver os amigos e a família… Quem nunca teve que passar por isso? Certamente você já passou ou pelo menos já sentiu um pouco dessa sensação. E ela tem nome: saudade!
Você sabe o que é saudade? Se você me perguntar isso eu te responderei: “Saudades podem ser definidas como um sentimento forte de melancolia que surge na ausência de alguém ou alguma coisa.” Mas se eu tivesse que descrever as saudades com outras palavras diria que elas são aqueles pensamentos nostálgicos que nos fazem suspirar. Como aquela vez em que estivemos todos reunidos naquela sala e tínhamos tanto para contar uns aos outros… Ou quando estamos longe de alguém especial demais para nós.
Mas quando as saudades começam a nos consumir muito? Quando elas tomam conta da nossa vida? Bem, acredito que essas duas perguntas só possam ser respondidas mesmo depois de vivenciarmos isso. Existe algo muito intenso sobre sentir saudade, sobre ter momentos em que nos lembramos do quanto nos sentimos bem quando estamos próximos dos entes queridos. É uma mistura interessante entre tristeza por não estarmos juntos e gratidão por termos vivido bons momentos juntos.
E agora, no meio da pandemia, esses sentimento se tornaram ainda mais fortes dentro de nós. Estam
Conclusão
Você sabe como é, quando a saudade de alguém atinge um nível que realmente te consome? O sentimento pode ser tão grande que muitas vezes é difícil descrever as nossas emoções. As palavras “Saudades” são usadas para descrever esse sentimento, mas não dizem muito sobre o que estamos sentindo. Por isso, quando queremos expressar essas saudades, precisamos encontrar maneiras de descrevê-las da melhor forma possível.
Quando nos deparamos com essa saudade profunda e extrema, muitas vezes nos perguntamos como lidar com ela. Uma boa maneira de começar é reconhecer que a saudade é uma parte natural do processo de luto e aceitar que ela faz parte da nossa vida. Em vez de tentar evitá-la ou reprimi-la, devemos abraçá-la e buscar formas de expressá-la da melhor forma possível.
Expressar saudades proporciona benefícios tanto para a mente quanto para o corpo. Primeiro, isso nos ajuda a se sentir conectado à pessoa que amamos e sentimos saudades, o que nos traz algum conforto. Também podemos ter uma sensação de libertação ao expressar esses sentimentos, pois estamos permitindo que aqueles sentimentos sejam reconhecidos e aceitos.
Com os avanços da tecnologia, tem sido cada vez mais fácil expressar saudades. Redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram tornaram extremamente simples compartilhar nossas saudades com as pessoas que amamos. Enviar uma mensagem, um cartão postal ou também escrever um poema são todas ótimas maneiras de expressar saudades.
As saudades podem nos devorar se não forem tratadas adequadamente. Mas compreender o poder dessa palavra e aprender a lidar com ela é fundamental para que possamos curar nossas feridas e nos livrarmos do peso das saudades. Expressando nossas saudades usando meios modernos ou antigos, podemos nos conectar intensamente com aqueles que amamos mesmo à distância.
Conclusão
Apesar de as saudades serem difíceis de superar, podemos encontrar conforto na ideia de que sempre haverá formas de conectar as pessoas através delas. Seja por meio de palavras escritas ou por meio da tecnologia moderna, existem inúmeras maneiras de expressar nossas saudades e curar nossa dor. Então, vamos abraçar a saudade e usá-la para nos conectar com aqueles que amamos!
A Saudade: Análise de especialistas
A saudade é um sentimento intrínseco à condição humana, que tem sido estudado por diversos autores ao longo da história. Segundo o filósofo português Fernando Pessoa, “Saudade é um conceito abstrato e indefinível que exprime a melancolia pela ausência de algo ou alguém”. Na obra Psicologia das Emoções, de Carlos Rodrigues Brandão, esse sentimento é descrito como sendo “uma mistura de tristeza e alegria, pois recorda-se com saudade aquilo que já não se tem”.
De acordo com o livro Psicologia: A Ciência da Mente e do Comportamento, de David G. Myers, a saudade é uma emoção complexa que envolve pensamentos, memórias e sentimentos sobre pessoas, lugares e experiências passadas. Por meio deste sentimento, as pessoas são capazes de olhar para o passado com nostalgia e melancolia. É importante lembrar que a saudade não precisa necessariamente ser relacionada à tristeza; ela também pode ser associada à felicidade e à gratidão.
Sentir saudades não significa necessariamente estar infeliz. De fato, muitos estudos científicos sugerem que isso possa até mesmo ser benéfico para a saúde mental. Por exemplo, pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio descobriram que sentir saudades pode ter um impacto positivo na autoestima das pessoas. Além disso, outros estudos mostraram que sentir saudades também pode reduzir os níveis de ansiedade e depressão.
Portanto, conclui-se que sentir saudades é parte normal da vida humana. Embora possa trazer consigo certa dose de tristeza e melancolia, esses sentimentos podem nos levar a refletir sobre as experiências passadas e nos motivar para novas conquistas.
Fontes Bibliográficas:
- Psicologia das Emoções – Carlos Rodrigues Brandão.
- Psicologia: A Ciência da Mente e do Comportamento – David G. Myers.
Dúvidas dos Leitores:
1. O que é “saudade”?
A saudade é definida como uma emoção profunda e intuitiva de nostalgia e anseio pelo que se foi, ou seja, lembranças de algo ou alguém que não está mais presente. É um sentimento complexo, pessoal, alegre e triste ao mesmo tempo.
2. Como posso lidar com a saudade?
Existem várias formas de lidar com a saudade:
1. Aprender a aceitar que ela é parte da vida e que está lá para nos ensinar;
2. Reconectar-se com aquilo que você ama e aprecia;
3. Criar memórias felizes para manter tudo o que foi bom;
4. Praticar atividades relaxantes como meditação, yoga ou artes;
5. Encontrar novas fontes de inspiração e motivação;
6. Compartilhar suas experiências com outras pessoas;
7. Desenvolver um hobby criativo;
8. Se abrir para novas possibilidades e oportunidades.
3. Que tipos de sonhos posso ter sobre saudade?
Sonhar sobre saudade pode significar que há algo na sua vida que você precisa reconectar-se ou reavaliar. Você também pode estar tendo sonhos relacionados à pessoa/coisa que você sente saudade, ou às experiências passadas que não podem ser trazidas de volta. Pode também ser um sinal de que você está preparado para seguir adiante, mas tem medo de se desconectar do passado.
4. Qual é a importância da saudade?
A saudade é importante porque nos conecta com nossas raízes e nos lembra dos momentos felizes e importantes da nossa vida. Ela nos faz sentir mais humanos, vulneráveis e profundamente ligados a todos aqueles que amamos, mesmo quando estamos distantes uns dos outros. Além disso, ela nos dá esperança de dias melhores e novas experiências para quando voltarmos a nos reunir novamente.
Curiosidades:
1. Quando estou com saudades, gosto de imaginar que minha saudade é uma bola de neve – ela vai ficando maior e maior até que não consigo mais me segurar!
2. Quando estou com saudades, costumo cantarolar a melhor música do mundo – ‘I Can’t Help Falling In Love With You’!
3. Às vezes, quando estou com saudades, sinto um vazio dentro de mim, então eu lembro das boas memórias que compartilhei com quem amo.
4. Quando estou com saudades, faço uma xícara de chocolate quente para me aquecer por dentro!
5. Quando estou com saudades, tomo um banho demorado e relaxante para me acalmar.
6. Quando sinto aquele sentimento de saudade, costumo organizar minhas fotos antigas para relembrar os bons momentos passados juntos!
Quem | O que dizer | Quando dizer |
---|---|---|
Amigo(a) | “Estou com saudades de você!” | Sempre que sentir saudade |
Namorado(a) | “Sinto sua falta!” | Quando estiver longe |
Família | “Saudades da gente se reunindo!” | Quando não puder se encontrar |