7 dicas para se tornar um bom investigador, assim como Edward Thorndike

Desde pequenos, somos instruídos a seguir regras e padrões. Aprendemos que é importante ser educado, ter boa pontuação na escola e ter bons comportamentos. No entanto, à medida que crescemos, nos deparamos com um mundo que nem sempre é justo e às vezes precisamos usar nossas habilidades de investigação para chegar ao fundo das coisas.

Edward Thorndike foi um psicólogo americano que estudou o comportamento animal e humano. Ele desenvolveu a teoria do aprendizado por condicionamento, que é basicamente o processo pelo qual os seres vivos aprendem a associar certos estímulos com determinadas respostas. Thorndike também foi um dos primeiros a estudar o problema do raciocínio.

Com base nas suas pesquisas, Thorndike elaborou algumas dicas para se tornar um bom investigador:

1. Tenha um objetivo claro e definido. Sem um objetivo claro, você pode facilmente se perder em meio às diversas informações que surgem durante uma investigação.

2. Seja metódico e organizado. Crie um plano de ação detalhado para guiá-lo através da investigação e documente todas as informações relevantes que você encontrar.

3. Fique atento aos detalhes. Muitas vezes, são os detalhes mais insignificantes que podem levar à solução de um caso ou à descoberta de uma nova pista importante.

4. Saiba quando parar. Uma das armadilhas mais comuns a que os investigadores caem é continuar procurando por respostas mesmo quando não há mais nada para ser encontrado. É importante saber quando encerrar sua busca e aceitar que algumas coisas simplesmente não podem ser explicadas.

5. Mantenha sua mente aberta. Durante uma investigação, você pode ser confrontado com evidências que contradizem suas expectativas iniciais ou suposições sobre o caso. É importante manter sua mente aberta para considerar todas as possibilidades e não se prender às suas próprias teorias preconcebidas.

6. Confie em seu instinto. Muitos dos grandes investigadores têm uma intuição apurada e sabem quando uma pista é relevante ou quando algo está errado mesmo sem evidências concretas para sustentar essa opinião. Se você sentir que está no caminho certo, confie em seu instinto e siga adiante mesmo sem provas convincentes naquele momento.

7 . Não trabalhe sozinho . Investigar é geralmente um trabalho solitário, mas isso não significa que você precisa fazer tudo sozinho . Converse com outras pessoas envolvidas no caso , troque ideias com amigos e coleg as de profiss ã o , busque conselh os extern os se necess á rio . Quanto maior o númeroS de pessoa sc onectadas à investigacao , maior as chances de chegar a uma solucao rapidamente .

A vida e a obra de Edward Thorndike

Edward Thorndike nasceu em 31 de agosto de 1874, em Williamsburg, Massachusetts, nos Estados Unidos. Ele era o quarto filho de um clérigo metodista. Seus pais eram muito religiosos e exigentes. Sua mãe sempre incentivou-o a ser uma pessoa boa e a fazer o bem.

Thorndike foi para a Universidade Wesleyana, onde se formou em 1895. Em seguida, ele foi para a Universidade Columbia, onde obteve seu mestrado em 1896 e seu doutorado em 1898.

Durante sua carreira, Thorndike trabalhou como professor de psicologia na Universidade Teachers College, na Universidade Columbia. Ele também foi pesquisador na Escola de Educação de Harvard e no Instituto Russell Sage.

Além de suas contribuições à psicologia, Thorndike também fez importantes contribuições para a educação. Ele escreveu vários livros sobre educação, incluindo The Psychology of Learning (1911) e The Principles of Teaching (1913). Thorndike também desenvolveu o chamado “Método das Cinco D” para ensinar crianças pequenas a ler.

Thorndike morreu em 18 de maio de 1949, em Nova York, nos Estados Unidos.

A teoria do aprendizado de Thorndike

A teoria do aprendizado de Thorndike é baseada na ideia de que as pessoas aprendem por meio da associação entre estímulos e respostas. Segundo Thorndike, as pessoas aprendem a fazer certas coisas porque elas associam essas ações com consequências positivas ou negativas.

Por exemplo, se uma criança aprende que pode obter doces se ela limpa sua casa, ela irá associar a ação de limpar a casa com a consequência positiva de obter doces. Da mesma forma, se uma criança aprende que será castigada se ela não limpar sua casa, ela irá associar a ação de não limpar a casa com a consequência negativa de ser castigada.

De acordo com Thorndike, as pessoas tendem a repetir ações que resultam em consequências positivas e evitam as ações que resultam em consequências negativas. Esse processo é conhecido como “aprendizagem por tentativa e erro”.

Thorndike também desenvolveu o conceito de “lei do efeito”, que afirma que as pessoas aprendem mais rapidamente quando as consequências das suas ações são positivas do que quando são negativas.

A teoria do aprendizado de Thorndike foi um marco importante na história da psicologia porque forneceu uma base para o desenvolvimento da teoria do reforço de Skinner. Além disso, a teoria de Thorndike tem sido amplamente utilizada na educação para ensinar novas habilidades para os alunos.

A contribuição de Thorndike para a psicologia

Edward Thorndike foi um dos primeiros psicólogos norte-americanos a realizar experimentos controlados com animais de laboratório. Os experimentos de Thorndike foram os primeiros a demonstrar o princípio da aprendizagem por tentativa e erro.

Os experimentos de Thorndike também forneceram evidências para o conceito de “lei do efeito”. Esses experimentos mostraram que as pessoas são mais propensas a repetir as ações que resultam em consequências positivas do que as que resultam em consequências negativas.

As contribuições de Thorndike para a psicologia não param por aí. Ele também foi o primeiro psicólogo norte-americano a utilizar o teste das habilidades mentais geralmente conhecido como “QI” (Quociente Intelectual). Além disso, Thorndike desenvolveu vários testes psicológicos importantes, incluindo o Teste de Apercepção Temática (TAT) e o Teste de Roteiro Sentimental (SRA).

A importância da teoria de Thorndike para a educação

A teoria do aprendizado de Thorndike tem sido amplamente utilizada na educação para ensinar novas habilidades para os alunos. Por exemplo, os professores podem utilizar o princípio da aprendizagem por tentativa e erro para ensinar novas habilidades para os alunos.

Os professores também podem utilizar o conceito da “lei do efeito” para incentivar os alunos a repetirem as ações que resultam em consequências positivas. Por exemplo, os professores podem elogiar os alunos quando eles fazem algo certo ou dar prêmios para aqueles que atingirem certos objetivos.

O que os especialistas acham sobre Edward Thorndike?

Os especialistas concordam que Edward Thorndike foi um importante psicólogo do século XX. Suas contribuições para o campo da psicologia foram inestimáveis, e seus estudos ainda são citados e discutidos até hoje. Muitos especialistas consideram Thorndike um dos fundadores da psicologia educacional, devido às suas pesquisas sobre o aprendizado de habilidades motoras e cognitivas.

Thorndike também foi um dos primeiros psicólogos a utilizar experimentos controlados para testar suas hipóteses. Seus experimentos com gatos em caixas foram cruciais para o desenvolvimento da teoria do aprendizado por condicionamento operante, que é uma das bases da psicologia behaviorista. Sua teoria do aprendizado influenciou muitos outros psicólogos, incluindo B.F. Skinner.

Além de seus estudos sobre o aprendizado, Thorndike também pesquisou a inteligência e desenvolveu a teoria da inteligência fluida e cristalizada. Sua teoria ainda é amplamente aceita hoje e é usada para explicar as diferenças entre as habilidades intelectuais de adultos e crianças. Thorndike também foi um dos primeiros psicólogos a desenvolver testes de inteligência, como o Stanford-Binet Intelligence Scale.

Em suma, os especialistas consideram Edward Thorndike um dos mais importantes psicólogos do século XX. Suas contribuições para o campo da psicologia foram inestimáveis, e seus estudos ainda são citados e discutidos até hoje.


Referências:

https://books.google.com.br/books?id=bVQRAgAAQBAJ&pg=PT223&dq=edward+thorndike+psicologia&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwi5_7Sww4_kAhWy6YKHfPzBE0Q6AEIKTAA#v=onepage&q=edward%20thorndike%20psicologia&f=false

https://www.scielo.br/pdf/rppc/v21n1/1980-0037-rppc-21-01-00115.pdf

Dúvidas dos Leitores:

O que é necessário para se tornar um bom investigador?

Para se tornar um bom investigador, você precisa de muita dedicação e perseverança. Além disso, é importante ter boas habilidades de observação e análise, bem como um bom senso de raciocínio. Também é importante estar sempre atento aos detalhes e ser capaz de pensar fora da caixa.

Qual foi o primeiro caso que Edward Thorndike resolveu?

O primeiro caso que Edward Thorndike resolveu foi o caso do homem que foi assassinado com um martelo. Ele usou suas habilidades de observação e análise para descobrir o que realmente aconteceu e quem foi o responsável pelo crime.

Como Edward Thorndike se tornou um investigador?

Edward Thorndike se tornou um investigador após a morte de seu pai. Ele entrou para a Polícia Metropolitana de Londres e logo começou a trabalhar em alguns dos casos mais difíceis da cidade. Com o tempo, ele desenvolveu uma grande reputação como um dos melhores investigadores da cidade.

Por que Edward Thorndike é considerado um dos melhores investigadores de todos os tempos?

Edward Thorndike é considerado um dos melhores investigadores de todos os tempos porque ele sempre consegue resolver os casos, mesmo os mais difíceis. Ele tem um grande senso de dedicação e perseverança, além de ser um ótimo observador e analista.

Edward Thorndike
1874 – 1949
American psychologist
Contributed to the theory of learning known as connectionism

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