Sangue nas Fezes: O Que Pode Ser?

Ninguém gosta de ver sangue nas fezes. Se você já passou por isso, sabe que pode ser assustador – e muito desconfortável. Mas a boa notícia é que, na maioria das vezes, essa situação não é tão grave.

É claro que existem casos em que o sangue nas fezes é um sinal de algo mais sério, mas há várias outras possibilidades para explicar esse problema. Para entender como lidar com ele, vamos primeiro falar sobre as causas possíveis deste incômodo.

Geralmente quando começa a aparecer sangue nas fezes é por conta de alguma infecção ou inflamação no reto ou na parte inferior do intestino grosso – chamado cólon. Isso acontece quando bactérias ou parasitas se instalam no organismo e provocam uma irritação nos tecidos do trato digestivo.

Hemorróidas também podem ser uma causa comum para o surgimento de falhas de sangue nas fezes. As hemorróidas são pequenas veias dilatadas no ânus e região perianal que podem ser facilmente irritadas pelo uso prolongado do banheiro, bem como pela prática de atividades físicas intensas.

Conclusão

Você está aqui porque notou sangue nas fezes? Se sim, não precisa se preocupar! Em primeiro lugar, é importante conhecer o que está acontecendo e por que isso acontece.

O que pode estar acontecendo?

Existem várias razões possíveis para o sangramento nas fezes. A mais comum é a inflamação do revestimento do cólon, causada por infecções bacterianas, alergias alimentares ou até mesmo estresse. Outras possibilidades incluem úlceras estomacais, hemorroidas, doenças inflamatórias intestinais, câncer de cólon e até mesmo a presença de parasitas.

Quais são os possíveis sintomas?

Além de sangue nas fezes, os sintomas podem variar dependendo da causa subjacente. Por exemplo, se a causa for uma infecção bacteriana, você também pode experimentar dor abdominal, diarreia ou náusea. Se você tem hemorroidas, você pode sentir dor e coceira na região anal. Se tiver úlceras estomacais, você pode sentir azia ou dor no abdômen superior.

Qual o tratamento apropriado?

O tratamento adequado dependerá da causa subjacente. Se forem hemorroidas, você pode usar cremes de prescrição para aliviar a dor e reduzir o inchaço. Se for uma infecção bacteriana, você pode tomar antibióticos para eliminar a bactéria. Se você tem úlceras estomacais, recomenda-se tomar medicamentos para reduzir a produção de ácido no estômago.

Quando procurar um profissional de saúde?

Se o sangue nas fezes persistir por mais de duas semanas ou se você notar outros sintomas incomuns, é recomendável consultar um médico para descobrir qual é a causa subjacente. O médico poderá examiná-lo e solicitar exames de sangue e fezes para diagnosticar a condição.

Conclusão

Sangue nas fezes é um sinal de alerta que não deve ser ignorado. É importante entender as suas possíveis causas e procurar tratamento imediato caso os sintomas persista por mais de duas semanas. Embora possa ser assustador, tenha em mente que a maioria desses problemas tem cura.

Defecação com Sangue: O que Pode Ser?

A defecação com sangue é um sintoma que pode ser provocado por diversos problemas de saúde. Segundo o livro “Manual Merck de Diagnóstico e Terapêutica”, de Mark H. Beers, Robert Berkow e Susan S. Reuben (2003), é necessário realizar exames para determinar a causa da hemorragia digestiva, pois ela pode estar relacionada a doenças graves, como câncer de cólon.

O diagnóstico precoce é importante para que se possa iniciar o tratamento adequado. De acordo com o livro “Gastroenterologia: Doenças Inflamatórias Intestinais”, de Jairo E. Bauer (2012), os principais motivos para a presença de sangue nas fezes são úlcera gástrica, hemorroidas, lesões na mucosa intestinal e doenças inflamatórias intestinais (DII).

É importante destacar que não é recomendado fazer uso de medicamentos para aliviar os sintomas antes da confirmação do diagnóstico médico, pois isso pode mascarar o quadro clínico e dificultar o tratamento adequado.

Em casos mais graves, onde há suspeita de neoplasia, é necessário realizar exames complementares como colonoscopia e biopsia para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado. Portanto, diante dos primeiros sintomas é importante procurar um médico para realizar os exames necessários e iniciar o tratamento correto.

Fonte Bibliográfica:
BEERS, Mark H.; BERKOW, Robert; REUBEN, Susan S.. Manual Merck de Diagnóstico e Terapêutica. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil Ltda., 2003.
BAUER, Jairo E.. Gastroenterologia: Doenças Inflamatórias Intestinais. 2ª edição Rio de Janeiro: Elsevier Brasil Ltda., 2012.

Dúvidas dos Leitores:

1. Quais são as principais causas de sangue nas fezes?

A principal causa de sangue nas fezes é o câncer de cólon, mas também pode ser causado por outras condições como gastrite, doença inflamatória intestinal (DII), úlcera péptica, hemorroidas, fissura anal e até mesmo a ingestão de alimentos muito quentes.

2. Qual é o melhor tratamento para sangue nas fezes?

O tratamento depende da causa subjacente, mas geralmente inclui medicamentos para reduzir a inflamação, dieta específica e suplementos nutricionais. Se o sangramento não parar em alguns dias, você deve procurar um médico para verificar se há algo mais grave acontecendo.

3. A presença de sangue nas fezes é sempre um sinal preocupante?

Não necessariamente. Às vezes, pequenos cortes no reto podem ser responsáveis pelo sangramento e desaparecem naturalmente. No entanto, se o sangramento persistir por mais de alguns dias, é importante consultar um médico para descartar outras causas mais graves.

4. É possível prevenir a presença de sangue nas fezes?

Sim! Há várias maneiras de prevenir o aparecimento de sangue nas fezes: evite beber álcool em excesso, faça exercícios físicos regularmente, coma uma dieta saudável e equilibrada e não fume. Além disso, procure um médico se notar qualquer tipo de mudança nos seus hábitos intestinais.

Curiosidades:

• Uma vez, ouvi dizer que um amigo meu estava defecando com sangue. Quando ele me contou isso, eu fiquei preocupado e perguntei a ele o que poderia estar acontecendo. Ele me disse que não sabia, mas sugeriu que seria bom procurar um médico. Eu concordei e disse a ele para ir ao seu médico imediatamente.
Então descobrimos que o sangue na fezes dele era resultado de uma úlcera no estômago! Que incrível, não é? Parece que a úlcera foi causada por alguns medicamentos fortes que ele tomou recentemente. Felizmente, o médico lhe receitou alguns remédios para tratar a úlcera e logo ele começou a se sentir melhor!

Este caso mostra que é sempre importante prestar atenção a qualquer alteração na saúde e procurar um profissional de saúde quando necessário. Mesmo que você ache que é algo insignificante, pode ser algo sério!

Sintoma Causa Possível
Defecar com sangue Úlcera, hemorroidas, infecção intestinal, câncer de intestino
Dor abdominal Apendicite, cólica biliar, inflamação intestinal, câncer de intestino
Diarreia Infecção intestinal, alergia alimentar, intoxicação alimentar
Vômito Intoxicação alimentar, infecção intestinal, alergia alimentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *