A teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg é uma das mais importantes e influentes teorias da psicologia. Seus estudos foram fundamentais para o entendimento do desenvolvimento moral humano e ainda são amplamente citados em pesquisas sobre o assunto.
Kohlberg desenvolveu sua teoria a partir de um estudo em que analisou o comportamento moral de crianças e adolescentes em diferentes situações. Ele identificou três níveis de desenvolvimento moral: o pré-convencional, o convencional e o pós-convencional. Cada um destes níveis é dividido em duas etapas.
No pré-convencional, as crianças tendem a seguir as regras apenas porque elas existem e tem medo de serem punidas se as descumprirem. Já no convencional, as pessoas passam a seguir as regras porque acreditam que isso é o certo a se fazer e que isso vai mantê-las em boa relação com os outros.
No pós-convencional, as pessoas começam a questionar as regras e buscam justificativas morais para elas. Elas passam a agir de acordo com os seus princípios morais, mesmo que isso signifique desobedecer às regras sociais.
A teoria de Kohlberg é importante porque nos mostra que o desenvolvimento moral não é algo estático, mas sim dinâmico. As pessoas podem mudar de um nível para outro conforme vivenciam novas experiências e enfrentam novos dilemas morais.
Desenvolvimento de Kohlberg
Lawrence Kohlberg nasceu em 27 de outubro de 1927, em Bronxville, Nova York. Ele era o filho mais novo de Alfred Kohlberg, um comerciante alemão que imigrou para os Estados Unidos quando Lawrence tinha cinco anos de idade, e de Charlotte Albrecht Kohlberg, uma enfermeira alemã. Em 1946, formou-se na Escola Phillips Exeter Academy e, em 1950, graduou-se na Universidade de Harvard com um diploma de bacharel em psicologia.
Após se formar, Kohlberg serviu no exército americano como professor de psicologia no Alasca. Em 1955, voltou a Harvard para doutorar em psicologia e foi orientado pelo professor Henry A. Murray. Em 1958, casou-se com Roslyn Goldman e teve três filhos. Em 1959, tornou-se professor adjunto de psicologia na Universidade Northwestern. Em 1963, publicou o primeiro artigo sobre a teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg.
Teoria de Kohlberg
A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg é uma das teorias mais influentes da psicologia do desenvolvimento. Ela afirma que o desenvolvimento moral é um processo sequencial que ocorre em etapas discretas. As pessoas passam por essas etapas em ordem, mas podem ficar presas em uma etapa específica por um longo período de tempo.
Kohlberg começou a desenvolver sua teoria a partir de estudos que realizou com crianças e adolescentes. Ele observou que as crianças eram capazes de responder às questões morais de maneiras diferentes e que essas respostas mudavam à medida que elas cresciam. A partir dessas observações, Kohlberg identificou três níveis de desenvolvimento moral:
- Preconvencional
- Convencional
- Postconvencional
Níveis de Kohlberg
O primeiro nível, o preconvencional, é dividido em duas etapas: a etapa egocêntrica e a etapa da regra. Na etapa egocêntrica, as crianças pensam em termos de seus próprios desejos e necessidades. Eles não são capazes de considerar os pontos de vista dos outros.
Na etapa da regra, as crianças aprendem as regras sociais e passam a seguir essas regras para evitar as consequências negativas.
O segundo nível, o convencional, é dividido em duas etapas: a etapa das relações interpessoais e a etapa da conformidade social.
Na etapa das relações interpessoais, as pessoas se preocupam com as opiniões e os sentimentos dos outros.
Elas querem ser aceitas pelos outros e assumem papéis sociais específicos. Na etapa da conformidade social, as pessoas seguem as regras porque acreditam que é o certo a se fazer e porque é o que espera-se delas.
O terceiro nível, o postconvencional, é dividido em duas etapas: a etapa da autonomia moral e a etapa da justiça social. Na etapa da autonomia moral, as pessoas pensam criticamente sobre as regras sociais e chegam às suas próprias conclusões sobre o que é certo ou errado.
Elas seguem essas regras porque acreditam que são justas e corretas, não apenas porque são o que espera-se delas. Na etapa da justiça social, as pessoas buscam estabelecer uma sociedade justa e equitativa para todos.
Aplicação da Teoria de Kohlberg
A teoria do desenvolvimento moral de Kohlberg tem sido usada para estudar o comportamento ético nas organizações. Os pesquisadores usaram a teoria para entender como as pessoas tomam decisões morais nas organizações e para identificar as diferenças nas maneiras como as pessoas de diferentes culturas abordam questões morais.
A teoria também tem sido usada para treinar líderes empresariais e gerentes sobre como tomar decisões morais complexas. Alguns estudos sugerem que o treinamento baseado na teoria pode aumentar o nível de desenvolvimento moral dos líderes empresariais.
O que os especialistas acham sobre Lawrence Kohlberg?
Lawrence Kohlberg é um dos mais influentes teóricos da psicologia do desenvolvimento. Seu trabalho, iniciado nos anos 1960, teve como foco o estudo das mudanças na moralidade ao longo do desenvolvimento humano.
Kohlberg afirmava que o desenvolvimento moral segue uma trajetória universal e hierárquica. Ele identificou três níveis de desenvolvimento moral, cada um subdividido em duas etapas:
- Pré-convencional: O indivíduo segue regras externas para evitar consequências negativas (Etapa 1) ou para obter recompensas (Etapa 2).
- Convencional: O indivíduo segue regras porque acredita que isso é o certo a fazer e porque isso mantém a ordem social (Etapa 3) ou porque isso mostra respeito pelos outros (Etapa 4).
- Pós-convencional: O indivíduo segue regras que ele mesmo considera justas, independentemente das convenções sociais (Etapa 5) ou das autoridades externas (Etapa 6).
Kohlberg acreditava que as pessoas se movem para frente através desses níveis e etapas de forma relativamente uniforme. No entanto, alguns críticos argumentaram que essa visão é demasiado simplista e Eurocêntrica. Eles apontam que as pessoas podem permanecer em um determinado nível de desenvolvimento moral por longos períodos de tempo e que as diferenças culturais podem afetar significativamente o modo como as pessoas pensam sobre questões morais.
Fonte: Livro Psicologia Social – David Myers – 10ª Edição – Cap. 12 – Página 362.
Dúvidas dos Leitores:
O que são as teorias do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg?
As teorias do desenvolvimento moral de Lawrence Kohlberg são um conjunto de três estágios que descrevem o desenvolvimento do pensamento moral de uma pessoa.
A primeira teoria é a Teoria das Representações Sociais, que é o estágio em que as crianças aprendem a reconhecer as normas sociais.
A segunda teoria é a Teoria do Jogo Justo, que é o estágio em que as crianças aprendem a pensar de forma mais abstrata sobre o que é certo e errado. A terceira teoria é a Teoria da Justiça, que é o estágio em que as pessoas aprendem a pensar de forma mais crítica sobre o que é justo e injusto.
Curiosidades:
- -Lawrence Kohlberg nasceu em 27 de outubro de 1927, em Bronxville, Nova York.
- -Cresceu em Nova York e na Califórnia.
- -Estudou na Universidade de Harvard, onde se formou em psicologia em 1948 e obteve seu mestrado em 1949.
- -Em 1958, voltou a Harvard para doutorar-se em filosofia e psicologia moral.
- -Faleceu em 1987, aos 59 anos, devido a um câncer no pâncreas.
Lawrence Kohlberg |
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Lawrence Kohlberg foi um psicólogo norte-americano, nascido em 1927. Ele é conhecido por sua teoria do desenvolvimento moral, que descreve o crescimento das pessoas na capacidade de pensar de forma moral e ética. |
Kohlberg acreditava que o desenvolvimento moral é um processo gradual e contínuo, que se divide em três níveis: pré-convencional, convencional e pós-convencional. |
Cada nível é dividido em duas etapas, totalizando seis etapas de desenvolvimento moral. As pessoas podem se movimentar para frente e para trás entre as etapas, mas geralmente seguem uma ordem sequencial. |