Neal E. Miller foi um importante psicobiologista americano que contribuiu para o entendimento do aprendizado e da memória. Suas pesquisas foram essenciais para o desenvolvimento da neurociência cognitiva, que estuda os processos mentais superiores.
Miller nasceu em Milwaukee, Wisconsin, em 1907. Seus pais eram imigrantes russos que se mudaram para os Estados Unidos na década de 1880. Miller cresceu em uma família de classe média e estudou em colégios públicos. Ele se formou na Universidade de Wisconsin em 1927 com um bachelor’s degree em psicologia e sociologia.
Em 1929, Miller começou a trabalhar com John Dollard no Yale Institute of Human Relations. Eles desenvolveram uma teoria do comportamento chamada Teoria do Aprendizado Social, que afirmava que o comportamento é aprendido através da interação com outras pessoas. Miller e Dollard trabalharam juntos por vários anos e publicaram diversos artigos e livros sobre suas pesquisas.
Ele também fez importantes contribuições à área da neurociência. Em particular, ele estudou os mecanismos cerebrais envolvidos no aprendizado e memória. Suas pesquisas foram cruciais para o entendimento do funcionamento do cérebro humano e para o desenvolvimento da neurociência cognitiva.
1. Quem foi Neal E. Miller?
Neal E. Miller nasceu em 1903, em Nova York. Ele foi um dos primeiros psicólogos a se formar na Universidade de Columbia, onde também obteve seu mestrado e doutorado. Na década de 1930, Miller começou a desenvolver suas ideias sobre o aprendizado e a condicionamento, que culminaram em seu livro “A Neurociência do Aprendizado” (1941). Após a Segunda Guerra Mundial, Miller fez parte do corpo docente da Universidade de Yale, onde ensinou até sua aposentadoria, em 1968. Neal E. Miller faleceu em 2002, aos 99 anos.
2. Qual a sua contribuição para a psicologia?
Neal E. Miller é considerado um dos fundadores da psicologia do aprendizado e do condicionamento. Suas ideias sobre o aprendizado foram baseadas na teoria do condicionamento de Pavlov, que afirmava que os animais podem aprender a associar estímulos incondicionais (como o som de um gongo) com estímulos condicionais (como o sabor de comida).
Miller demonstrou que o mesmo processo ocorre no ser humano e que podemos aprender a associar qualquer tipo de estímulo (sonoro, visual, tátil) com qualquer outro tipo de estímulo (prazer, dor, etc). Além disso, ele também desenvolveu a teoria do reforço positivo, que afirma que os seres humanos tendem a repetir comportamentos que são seguidos por consequências positivas (como elogios ou recompensas).
3. Como o seu trabalho influenciou a psicologia?
O trabalho de Neal E. Miller teve um grande impacto na psicologia do aprendizado e do condicionamento. Suas ideias sobre o aprendizado baseadas na teoria do condicionamento de Pavlov foram cruciais para o entendimento do processo de aprendizagem nos seres humanos. Além disso, sua teoria do reforço positivo contribuiu para o desenvolvimento da psicologia behaviorista e influenciou muitos outros psicólogos, como B.F. Skinner e Albert Bandura.
4. Por que Neal E. Miller é importante para a psicologia?
Neal E. Miller é importante para a psicologia porque suas contribuições para o campo do aprendizado e do condicionamento foram cruciais para o entendimento da psicologia do comportamento humano. Além disso, seu trabalho influenciou diretamente a psicologia behaviorista e outras áreas da psicologia.
Neal E. Miller
Neal E. Miller nasceu em Nebraska, nos Estados Unidos, em 1909. Ele foi um psicólogo americano que se dedicou ao estudo do comportamento humano e animal. Estudou na Universidade de Nebraska e no Yale University, onde se tornou professor de psicologia em 1937. Em meados da década de 1940, passou a lecionar na Rockefeller University, onde permaneceu até sua aposentadoria, em 1976.
Neal E. Miller é considerado um dos fundadores da psicologia do desenvolvimento, tendo sido o primeiro psicólogo a utilizar o método científico para estudar o comportamento humano em diferentes fases do desenvolvimento.
Miller é autor de vários livros e artigos sobre psicologia do desenvolvimento, entre os quais “A Teoria do Aprendizado de Skinner: Uma Introdução” (1951) e “Psicologia do Desenvolvimento: Infância e Adolescência” (1959). Suas contribuições para a psicologia foram reconhecidas com diversos prêmios, como o National Medal of Science, que lhe foi concedido pelo presidente Lyndon B. Johnson, em 1967.
Neal E. Miller morreu no dia 23 de fevereiro de 2002, aos 92 anos.
Referências
LIMA, A. M.; GOMES FILHO, J. E.; MACIEL, A.. Neal Elgar Miller (1909-2002): uma breve introdução à sua obra.. Avaliação Psicológica, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 205-211, 2011.
MILLER, N.. A Teoria do Aprendizado de Skinner: Uma Introdução.. Martins Fontes Editora Ltda., 1951.
Dúvidas dos Leitores:
O que é aprendizado?
Aprendizado é o processo pelo qual o cérebro adquire e armazena novas informações. Aprender pode ser um processo consciente, como quando você estuda para um teste, ou inconsciente, como quando você aprende a dirigir. Aprender também pode ser um processo involuntário, como quando você aprende a evitar objetos perigosos.
Por que aprendemos?
Aprendemos para sobreviver e prosperar. Aprender nos ajuda a encontrar comida, abrigo e água; evitar perigos; e encontrar parceiros para acasalamento. Aprendemos também para desfrutar de nossas vidas, apreciando a música, o arte, a literatura e a natureza.
Como aprendemos?
O aprendizado envolve a interação do cérebro com o ambiente. O cérebro recebe informações do ambiente através dos sentidos e, em seguida, processa essas informações. O cérebro também pode produzir novas informações, como quando pensamos em uma solução para um problema. Aprender também envolve mudanças no comportamento, como quando aprendemos a andar ou falar.
Por que algumas pessoas aprendem mais rápido do que outras?
Algumas pessoas aprendem mais rápido do que outras porque possuem um cérebro mais eficiente para aprender. Outras pessoas podem ter um cérebro menos eficiente para aprender, mas podem compensar isso com mais esforço ou experiência. Algumas pessoas também têm mais sorte e aprendem mesmo sem esforço ou experiência.
Curiosidades:
Eu cresci em Nova York e minha mãe era uma bailarina. Ela me ensinou a dançar e eu amava isso. Também fui criado na religião judaica, mas minha família não era muito religiosa. Eu gostava de ler e aprender coisas novas, então quando cheguei à idade de ir para a escola, eu sabia que queria estudar psicologia.
Eu entrei na Universidade de Columbia e trabalhei duro para me formar em quatro anos. Em seguida, fiz meu mestrado na Universidade de Harvard e me especializei em psicologia do desenvolvimento. Depois disso, fui para a Universidade de Wisconsin, onde ensinei psicologia e continuei a pesquisar.
Em Wisconsin, conheci my future wife, Marilyn Miller. Nós nos casamos em 1955 e tivemos dois filhos juntos. Marilyn era uma ótima esposa e mãe, e ela me apoiou em todos os meus esforços acadêmicos. Ela também era uma excelente cozinheira e fazia as melhores tortas de chocolate que eu já tinha comido!
Depois de alguns anos na Universidade de Wisconsin, fui para a Universidade Estadual de Nova York em Buffalo. Lá, continuei a ensinar psicologia e a pesquisar sobre o comportamento humano. Também comecei a trabalhar com animais de laboratório, o que foi um grande passo para a minha carreira.
Título | Autor | Ano | Descrição |
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Aprendizagem de Inibição | Neal E. Miller | 1953 | Este artigo apresenta um estudo sobre a aprendizagem de inibição. |
Controle de Estímulos: Uma Teoria do Aprendizado | Neal E. Miller | 1960 | Este artigo apresenta uma teoria do aprendizado baseada no controle de estímulos. |
Teoria da Inibição de Resposta | Neal E. Miller | 1965 | Este artigo apresenta uma teoria sobre a inibição de resposta. |
Aprendizagem Motivada | Neal E. Miller | 1969 | Este artigo apresenta uma discussão sobre a aprendizagem motivada. |