Desde que o homem começou a olhar para o céu, é natural que se pergunte sobre o que estava acima dele. E assim, surgiram as primeiras histórias e lendas sobre os astros. O planeta Mercúrio, por exemplo, é um dos mais antigos objetos celestes conhecidos pelo homem e já foi associado a diversos deuses da mitologia.
Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, pouco se sabe sobre Mercúrio. Ainda não há nenhuma missão tripulada rumo a esse planeta e as únicas informações que temos são baseadas em observações feitas à distance.
No entanto, o que se sabe é que Mercúrio é um planeta extremamente quente, com uma superfície repleta de crateras. Além disso, ele possui um campo magnético bem fraco e um dia em Mercúrio dura apenas 176 dias terrestres.
Enquanto isso, a noite em Mercúrio é bem longa, pois o planeta possui um período de rotação bem lento. Por tudo isso, podemos dizer que Mercúrio é um lugar bem estranho e misterioso.
Tudo o que você precisa saber sobre o planeta Mercúrio
O planeta Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol e também o menor planeta do Sistema Solar. Ele completa uma órbita ao redor do Sol em apenas 88 dias terrestres, fazendo dele o planeta com a órbita mais rápida do Sistema Solar.
Devido a sua proximidade com o Sol, Mercúrio tem um dia bem longo – 176 dias terrestres! – Enquanto um lado do planeta está sempre virado para o Sol, o outro lado está sempre na escuridão.
Mercúrio é um planeta rochoso, assim como a Terra, Vênus e Marte. Sua superfície é coberta de crateras e marcas de impacto de meteoros.
Também há grandes planícies de lava que se formaram quando os vulcões do planeta entraram em erupção.
O interior do planeta é composto por um núcleo metálico, envoltos por camadas de rocha e silicato.
A atmosfera de Mercúrio é extremamente fina e constituída principalmente de dióxido de carbono, nitrogênio e hidrogênio. Devido à baixa atmosfera, a temperatura no planeta pode variar muito, indo de -173 °C durante a noite até 427 °C durante o dia.
As curiosidades mais interessantes sobre o planeta Mercúrio
- -Mercúrio tem apenas 38% da massa da Terra e é 4 vezes menor que ela.
- -A rotação de Mercúrio é tão lenta que leva 59 dias para que ele complete 1 dia.
- -A órbita de Mercúrio é a mais excentrica (oval) de todos os planetas.
- -Mercúrio tem um campo magnético 100 vezes menos intenso que o da Terra.
- -A superfície de Mercúrio é semelhante à Lua, com muitas crateras e montanhas.
- -Nunca foi possível enviar nenhuma sonda para orbitar Mercúrio devido à sua proximidade com o Sol.
- -A temperatura na superfície de Mercúrio pode variar entre -173 °C e 427 °C.
- -Mercúrio tem apenas um satélite natural: a pequena lua chamada Calisto.
O surgimento do planeta Mercúrio
A teoria mais aceita sobre o surgimento dos planetas (inclusive Mercúrio) é a Teoria do Big Bang: há cerca de 14 bilhões de anos atrás, toda a matéria existente no Universo estava concentrada em um ponto infinitamente pequeno e quente chamado “singularidade”.
Nesse momento, houve uma explosão gigantesca chamada “Big Bang” que fez com que toda essa matéria se espalhasse pelo espaço. Com o tempo, esses fragmentos foram se aglomerando para formar as estrelas e os planetas que conhecemos hoje.
Os segredos do planeta Mercúrio
Por ser tão próximo do Sol, pouco se sabe sobre o interior de Mercúrio. A sonda Messenger foi lançada em 2004 com a missão de estudar este planetinha misterioso e nos trazer mais informações sobre ele. A sonda realizou diversos voos por Mercúrio antes de se colocar em órbita ao redor dele em 2011 e, desde então, tem nos enviado inúmeras fotos e dados interessantíssimos sobre este mundinho tão peculiar!
Algumas das descobertas feitas pela Messenger são:
- -Mercúrio possui um núcleo metálico bem grande: cerca de 75% da raio total do planetinha!
- -A composição química da crosta mercuriana é semelhante à da Terra primitiva: enxofre, cálcio e ferro são os elementos predominantes nas rochas mercurianas.
- -Diferentemente da Terra (que possui duas), Mercúriopossui três camadas: núcleometálico (no centro), manto silicatoso (em volta do núcleometálico) e crosta silicatosa (na superfície).
Dúvidas dos Leitores:
O que é o planeta Mercúrio?
Mercúrio é o menor e mais próximo planeta do Sol, com um diâmetro de apenas 3.031 milhas (4.878 km). Ele orbita o Sol a uma velocidade média de 107.000 mph (172.000 km/h), completando uma órbita a cada 88 dias terrestres. Sua atmosfera é extremamente rarefeita e composta principalmente de oxigênio e enxofre. A superfície do planeta é coberta de crateras e marcas de impacto de meteoritos, devido ao fato de que Mercúrio não tem um campo magnético forte o suficiente para repelir a maioria das partículas do Sol.
Como surgiu o planeta Mercúrio?
Mercúrio, assim como os outros planetas do Sistema Solar, foi formado a partir da nuvem de gás e poeira que girava ao redor do Sol há bilhões de anos. A força da gravidade fez com que a nuvem se condensasse e se fundisse, formando o protoplaneta Mercúrio.
Outras curiosidades sobre o planeta Mercúrio?
Mercúrio é um planeta extremamente curioso, e aqui estão algumas das mais interessantes:
- – Mercúrio é o planeta mais quente do Sistema Solar, com temperaturas que podem chegar a 800 °F (430 °C) na face que está sempre virada para o Sol. Já na face que está sempre virada para longe do Sol, as temperaturas podem chegar a -280 °F (-170 °C).
- – Mercúrio tem um campo magnético fraco, mas ainda assim é o segundo planeta do Sistema Solar a possuir um (Já que a Terra é o primeiro).
- – A rotação de Mercúrio é tão lenta que leva 59 dias terrestres para completar uma única rotação em torno do seu eixo. No entanto, sua órbita em torno do Sol é tão rápida que o planeta completa 3 rotações a cada 2 órbitas. Isso significa que Mercúrio tem um dia mais longo do que sua órbita!
- – Como Mercúrio é tão próximo do Sol, só é possível observá-lo durante o amanhecer ou o anoitecer.
- – Não há nenhum satélite artificial orbitando Mercúrio, e nenhum ser humano já pisou em seu solo.