Traçando o sucesso: O teste de Marshmallows de Walter Mischel

Quem nunca se lembrou daqueles deliciosos marshmallows que a gente colocava na boca e ficava esperando derreter? Pois bem, essa é a sensação que o Dr. Walter Mischel, psicólogo americano, quer passar para as crianças em seu teste de Marshmallows.

O teste é bem simples: uma criança é colocada em uma sala com um marshmallow e é dito que, se ela conseguir resistir a tentação de comê-lo por 15 minutos, ela terá direito a outro marshmallow. Mas, claro, a criança não sabe disso e tem que ficar lá sozinha com aquela tentação por mais de 10 minutos.

Mischel realizou o experimento em 1960 com crianças de 4 anos e repetiu o experimento anos depois com as mesmas crianças, agora adolescentes.

O resultado? Aquelas que conseguiram resistir à tentação de comer o marshmallow na infância, eram os adolescentes mais bem-sucedidos: tinham melhores notas na escola, eram mais populares e tinham habilidades sociais melhores do que aqueles que não resistiram.

O teste mostrou que a capacidade de resistir à tentação na infância está relacionada ao sucesso na vida adulta. Quem não resistiu à tentação teve mais problemas na escola e na vida social quando adolescente. Ou seja, o teste de Marshmallows pode ser uma forma de prever o sucesso futuro das pessoas!

Quem é Walter Mischel?

Walter Mischel foi um psicólogo americano que nasceu na Austrália, em 1930. Aos 3 anos de idade, sua família se mudou para os Estados Unidos, onde viveu a maior parte de sua vida. Mischel estudou na Universidade de Ohio e se formou em psicologia em 1951. Ele também fez mestrado e doutorado na Universidade de Yale.

Mischel começou sua carreira como professor de psicologia na Universidade de Stanford, onde lecionou por quase 30 anos. Ele também foi presidente da Associação Americana de Psicologia e recebeu diversos prêmios por sua contribuição à psicologia. Mischel faleceu em 2018, aos 88 anos de idade.

A teoria do Marshmallow Test

Em 1968, Mischel liderou um experimento que ficou conhecido como o “Marshmallow Test”. Neste experimento, crianças de 4 anos de idade eram colocadas em uma sala e deixadas sozinhas com um marshmallow. Elas eram então informadas que, se conseguissem resistir a comer o marshmallow por 15 minutos, ganhariam outro marshmallow.

Caso contrário, só teriam o primeiro marshmallow.

As crianças foram filmadas durante o experimento e os resultados mostraram que algumas conseguiram resistir e outras não. Os pesquisadores então acompanharam as crianças até a idade adulta e descobriram que aquelas que haviam resistido a comer o marshmallow na infância tendiam a ter mais sucesso na vida.

As aplicações da teoria do Marshmallow Test

A teoria do Marshmallow Test é baseada no conceito de “autocontrole”. Mischel acreditava que as crianças que conseguiram resistir a comer o marshmallow na infância tinham mais autocontrole do que as outras. Ele afirmava que o autocontrole é uma habilidade importante para o sucesso na vida e que as pessoas com mais autocontrole tendem a ter mais sucesso profissional e pessoal.

Mischel também acreditava que o autocontrole pode ser aprendido e que as pessoas podem desenvolver essa habilidade ao longo da vida. Ele desenvolveu um programa de treinamento de autocontrole chamado “COPE” (Control of One’s Psychological Environment) que foi testado em crianças e adultos. Os resultados deste programa mostraram que as pessoas que participaram do treinamento melhoraram significativamente suas habilidades de autocontrole.

O legado de Walter Mischel

Walter Mischel deixou um grande legado para a psicologia. Sua teoria do Marshmallow Test é amplamente conhecida e continuará sendo estudada pelos pesquisadores por muitos anos. Além disso, seu programa de treinamento de autocontrole continua sendo usado para ajudar as pessoas a desenvolverem essa importante habilidade.

O que os especialistas acham sobre Walter Mischel?

Desde a década de 1960, o psicólogo Walter Mischel liderou o estudo das diferenças individuais na capacidade de resistir à tentação e controlar as emoções. Seus experimentos, conhecidos como o Marshmallow Test, mostraram que as crianças que eram capazes de resistir à tentação de comer um marshmallow imediatamente, ganhavam mais pontuações em testes de QI e eram mais bem-sucedidas na vida.

Nos últimos anos, Mischel tem continuado a pesquisar a relação entre a autocontrole e o sucesso, e acredita que as habilidades para resistir à tentação podem ser ensinadas.

Mischel é um dos principais especialistas mundiais em autocontrole, e seus estudos têm influenciado profundamente a forma como pensamos sobre este importante traço da personalidade. Em um recente artigo publicado na Personality and Social Psychology Review, Mischel e seus colegas revisaram os principais achados de sua carreira e discutiram as implicações de seus estudos para a educação, a psicoterapia e o design de políticas públicas.

Os autores começam o artigo lembrando o experimento original do marshmallow, no qual crianças de 4 anos foram colocadas em uma sala com um marshmallow e instruídas a não comê-lo por 15 minutos. Aqueles que conseguiram resistir ganharam mais pontuações em testes de QI e mostraram menos problemas de comportamento na escola. Além disso, essas crianças também se saíram melhor na vida adulta, tendo maiores chances de obter diplomas universitários e salários mais altos.

Apesar do sucesso inicial do experimento, Mischel e seus colegas enfrentaram críticas acaloradas. Alguns especialistas argumentaram que o experimento não era ecologicamente válido, já que as crianças foram colocadas em uma situação artificial em que era fácil resistir à tentação.

Outros afirmaram que o experimento não era generalizável para todas as crianças, já que apenas aquelas com determinadas características psicológicas teriam sido capazes de resistir.

No entanto, Mischel e seus colegas responderam a essas críticas com novos experimentos realizados em diferentes contextos. Por exemplo, um recente estudo mostrou que crianças que foram capazes de controlar seus impulsos na infância também eram mais bem-sucedidas na vida adulta. Outro estudo descobriu que as crianças que participaram do experimento original do marshmallow eram mais bem-sucedidas nos testes padronizados de matemática quando comparadas às crianças da mesma idade que não participaram do experimento.

Apesar dessas críticas iniciais, os estudos subsequentes realizados por Mischel e seus colegas mostraram que o Marshmallow Test pode ser um predictor importante do sucesso futuro. Esses estudos têm implicações profundas para a educação, a psicoterapia e o design de políticas públicas.

Fonte Bibliográfica:
1) David G. Myers (2011). Psicologia (11ª ed.). Rio de Janeiro: LTC Editora Ltda., pp. 356–357

Dúvidas dos Leitores:

Qual o objetivo do teste de Marshmallows?

O teste de Marshmallows tem como objetivo medir a capacidade de autocontrole de crianças.

Como é feito o teste de Marshmallows?

O teste de Marshmallows é feito deixando uma criança sozinha em uma sala com um marshmallow e dizendo que, se ela conseguir resistir a tentação de comê-lo por 15 minutos, ganhará mais um.

Qual o resultado do teste de Marshmallows?

O resultado do teste de Marshmallows mostrou que as crianças que conseguiram resistir à tentação de comer o marshmallow imediatamente obtiveram melhores resultados na vida.

Por que o teste de Marshmallows é importante?

O teste de Marshmallows é importante porque mostrou que a capacidade de autocontrole é um fator importante para o sucesso na vida.

Curiosidades:

Walter Mischel é um psicólogo americano que nasceu na Austrália, em 1930. Ele estudou na Universidade de Sydney e se formou em 1954. Após se formar, ele trabalhou como psicólogo clínico em um hospital infantil em Nova York. Em 1960, ele começou a ensinar na Universidade de Stanford e logo se tornou um professor renomado. Sua pesquisa sobre o controle da impulsividade humana o levou a criar o “Experimento do Marshmallow”, um dos experimentos mais famosos da psicologia.

TemaAutorAnoDescrição
Walter MischelWalter Mischel1974Mischel apresentou o primeiro estudo sobre a teoria do marshmallow testemunhando que as crianças que resistiram à tentação de comer o marshmallow imediatamente, obtiveram melhores resultados acadêmicos e profissionais mais tarde na vida.
Walter MischelYuichi Shoda, Philip K. Peake, and Walter Mischel1990Este estudo analisou a relação entre a capacidade de controle de impulsos na infância e o sucesso acadêmico e profissional mais tarde na vida. Os autores concluíram que as crianças com maior capacidade de controle de impulsos tendem a ter melhores resultados acadêmicos e profissionais.
Walter MischelWalter Mischel and Yuichi Shoda1995Este estudo examinou a relação entre a capacidade de controle de impulsos na infância e o comportamento de risco na vida adulta. Os autores concluíram que as crianças com maior capacidade de controle de impulsos tendem a ter um comportamento de risco menos pronunciado na vida adulta.
Walter MischelWalter Mischel2014Mischel apresentou uma revisão de sua teoria, discutindo os mecanismos pelos quais o controle de impulsos na infância pode afetar o comportamento na vida adulta.

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